Como conhecer Fernando de Noronha

      Comments Off on Como conhecer Fernando de Noronha

Se você acha que conhecer Fernando de Noronha é algo só para pessoas muito ricas, está ligeiramente enganado. Claro que não é dos lugares mais baratos…mas gente, este paraíso em forma de ilha pertencente ao estado de Pernambuco merece qualquer esforço.

Nós tivemos o privilégio de conhecer Noronha em março de 2013. Combinamos umas férias em Natal (que também é muito lindo) + Noronha.

Era um sonho para nós conhecer Noronha, esteve inclusive na nossa lista de lugares possíveis para a nossa Lua de Mel, mas resolvemos optar por outro lugar que farei um post para explicar o porquê da escolha.

Enfim, depois que decidimos o período das nossas férias fomos em busca de informações de como fazer para visitar a ilha e foi aí que descobrimos o site: ilhadenoronha, onde é possível encontrar pacotes com passagens aéreas, com voos saindo de Recife ou Natal; por isso aproveitamos alguns dias para conhecer Natal e depois fomos para Noronha.

Nesse site além de você encontrar pacotes com voo + pousada, também constam as opções e valores de passeios e também pode optar por contratar só a pousada, nós escolhemos na época o pacote com voo saindo de Natal pois era uma opção mais barata e também não escolhemos a pousada mais barata e sim a com a melhor localização e mais em conta. Por isso optamos pela Pousada Bela Vista, que além de ter uma localização bem boa, também era mais em conta; quarto equipado com o necessário, café da manhã simples, mas tinha até piscina na pousada o que nos permitiu aproveitar a noite estrelada para tomar um delicioso banho.

Chegamos à Noronha no início da tarde. Nosso pacote também incluía o transfer até a pousada. Após chegarmos à pousada fizemos o check-in e saímos para procurar um lugar para almoçar. Como já era quase 15horas optamos por lanche rápido (bolinhos de tubarão), pois teríamos em seguida o tour caminhada histórica, que também estava incluso no pacote.

Após nosso lanche, fomos para a parte histórica encontrar a guia que nos contaria um pouco da história da ilha, além do prédio da prefeitura, visitamos a Igreja, as ruínas do antigo forte e finalizamos o passeio com um lindo pôr do sol na Praia da Conceição.

Também foi nessa praia que tomamos nosso primeiro banho na ilha, o que foi bem impactante, pois a quantidade de peixes e arraias que chegam perto de você é num primeiro momento assustador, aí se entende que o intruso ali é você.

No segundo dia na ilha tomamos um delicioso e reforçado café pois o dia prometia, faríamos o Ilha Tour. Esse passeio normalmente é feito de 4×4, você vai na caçamba da camionete, mas não se preocupe que é bem tranquilo, o guia te leva à várias praias e faz paradas de 30 min para banho nas principais.

Foi nesse dia que conhecemos a Praia do Sancho (já eleita uma das praias mais lindas do mundo), o acesso à ela é meio complicado, pois você chega por cima do morro onde poderá fotografar o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Porcos, quando você conseguir parar de fotografar e se recuperar do impacto dessa impressionante vista, poderá acessar a areia e tomar banho numa das Praias mais lindas do mundo. É preciso descer uma escada que foi feita na fenda de uma pedra, acho que pessoas claustrofóbicas terão problemas, mas em Noronha todo esforço compensa.

Após, fomos conhecer a Baia do Sueste, essa praia tem o acesso bem controlado, entra por vez um determinado número de pessoas e que podem ficar dentro d’água por um determinado tempo também, após este prazo toca um apito e você precisa sair da água.

Logo que você entra na água é solicitado que você já entre boiando, pois não é permitido pôr os pés no chão por conta da preservação dos corais. O equipamento indispensável nesse momento será um snorkel e uma máquina que te permita tirar fotos embaixo d’água, pois só assim terá oportunidade de ver e fotografar, tubarões, arraias enormes, tartarugas marinhas e uma infinidade de peixes coloridos.

Deixando a Baía do Sueste o guia fez a parada para o almoço.

A digestão ficou por conta de uma visita ao Museu do Tubarão, seguida de uma rápida visita à Praia do Porto de Santo Antônio, onde pudemos tomar um delicioso banho e dar peixe aos pássaros que ficam voando em volta da gente.

Na sequência veio a famosa praia dos surfistas a Cacimba do Padre, onde é possível fotografar o Morro Dois Irmãos bem de pertinho. Paradinha rápida para fotos e banho de mar e finalizamos nosso dia assistindo ao maravilhoso pôr do sol do Morro do Boldró.

De todos os passeios que a ilha oferece, na nossa opinião, este é o mais imperdível. Você volta à noite para a pousada exausto, mas de alma lavada de tanta paisagem linda que você presencia.

Terceiro dia. Hora de curtir um passeio pela ilha, mas dessa vez de barco. No horário combinado lá estava o pessoal do Ilha tur para nos levar até o píer de onde sairia nossa embarcação. O passeio é magnifico, pois contemplar as belezas de Noronha de dentro do mar é um espetáculo à parte. O barco vai até a Ponta da Sapata, passa pelas Praias do Sancho, Cacimba do Padre, chegando à caverna do Leão, com uma parada espetacular para mergulho onde apenas com o snorkel você poderá aproveitar muito a diversidade de peixes coloridos existentes no mar de Noronha.

Retornamos ao píer e como as condições do mar não estavam propicias para o passeio que teríamos na parte da tarde, almoçamos e fomos para a pousada descansar um pouquinho. Após, decidimos conhecer um pouquinho mais usando o transporte público da ilha. O ônibus atravessa a Ilha de ponta a ponta, então pegamos ele na frente da pousada e fomos até a praia do píer, demos um tempo lá e pegamos ele novamente até o Sueste, onde encerramos a tarde tomando banho de mar.

Quarto e último dia, aproveitamos a manhã para tomar mais um banho na Praia da Conceição, que era próxima da pousada, retornamos à pousada e fizemos nosso check-out, deixamos as malas na recepção e fomos almoçar e explorar mais um pouquinho a parte histórica da cidade.

Essa foi nossa primeira de muitas vezes que pretendemos retornar a Noronha (se Deus quiser)….Achamos que o recomendado são 6 dias na ilha para poder conhecer tudo com mais calma, mas se você não puder tudo isso, faça como a gente; fique menos dias, mas não deixem de realizar esse sonho inesquecível.