3 dias em Curitiba

      Comments Off on 3 dias em Curitiba

Curitiba sempre pertenceu a nossa lista de desejos. Sempre em algum feriado, pensávamos em conhecer essa bela cidade, mas sempre que aparecia uma promoção de passagem as datas não coincidiam com feriados e acabávamos protelando. Mas em 2016 a convite da nossa família, criamos uma oportunidade e aproveitamos para riscar Curitiba da nossa lista.

Essa foi uma legitima Invasão Bárbara, pois viajamos em um grupo familiar contendo 10 adultos e 3 crianças. Por isso resolvemos alugar uma casa via Airbnb ao invés de ficar em hotel e também optamos por alugar 3 carros, já que com esse número de pessoas a locomoção por transporte público prejudicaria a programação da viagem.

Saímos de Porto Alegre no fim da tarde de uma quinta e chegamos à Curitiba as 20:30, até pegarmos os carros que havíamos alugado, chegamos na casa já era 22hrs. Por sorte a casa já estava abastecida, por conta de duas pessoas que tinham ido dias antes por conta do trabalho.

Nosso primeiro dia em Curitiba, amanheceu bem frio e cinza, mas sem chuva o que não prejudicou nossa programação que era conhecer os principais parques da cidade. Começamos pela Ópera de Arame, com uma visita breve, apreciamos a linda construção do teatro e registramos a presença de todos com uma selfie familiar.

Após seguimos para o Parque Tanguá, um lindo e enorme espaço, onde antigamente era um complexo de pedreiras, infelizmente com o tempo que tínhamos só conseguimos visitar a parte de cima, mas a parte de baixo possui dois lagos e pareceu muito linda.

Na sequência Parque Tingui, outro parque enorme e excelente para a prática de esportes ao ar livre, mas o que mais gostamos de visitar nele foi o Memorial Ucraniano. No memorial encontra-se uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados a mão), além de alguns registros históricos dessa cultura.

A essa altura do campeonato já passava do meio dia e o que nos restava era procurar um lugar para almoçar. O lugar escolhido foi o Restaurante Madalosso que fica no bairro Santa Felicidade. O restaurante é de cozinha típica Italiana, com um cardápio delicioso, além da comida, tem um espaço KIDS excepcional, minha dica é de não mostrar as crianças antes do almoço, pois senão eles não vão mais querer sair de lá. Outra coisa imperdível é o expresso com chantili servido na saída…Não VÁ EMBORA SEM ELE…

Depois da nossa orgia gastronômica a digestão ficou por conta de uma caminhada pelo bairro, para conhecer suas dezenas de lojinhas, sem mais tempo hábil para conhecer outra atração, passamos no supermercado para garantir a janta da noite e rumamos para casa, pois precisávamos descansar para cumprir com a programação do próximo dia.

No nosso segundo dia o despertar foi super cedo, pois precisávamos estar na estação férrea as 7:30 para efetuar o check-in para o nosso passeio de trem. Já havíamos comprado todas as passagens pela internet, porém como estávamos com crianças, precisávamos apresentar todos os documentos.

No site da Serra Verde Express, você encontra todas as tarifas e os horários. Nós optamos pelo trajeto Curitiba-Morretes (categoria Turística R$ 119,00 adulto), pois esse vagão tem poltronas almofadas e kit lanche, existe uma categoria um pouco mais barata, mas sem serviço de bordo e as poltronas são plásticos, o que consideramos desconfortável, para tantas horas de passeio.

Outra dica quente sobre esse passeio é comprar a volta de ônibus. O trem é ótimo, mas muito lento, para se ter uma ideia ele sai as 8:15 de Curitiba e chega à Morretes às 11:15, há sempre uma paisagem linda para se fotografar, mas depois de um tempo você não vê a hora de chegar ao destino final. Além disso o retorno de ônibus é mais barato e você também poderá aproveitar com mais tranquilidade a sua visita à Morretes, já que a volta de trem é as 15:00, pode ser corrido almoçar e conhecer a cidade em tão pouco tempo.

Ao chegarmos em Morretes, a primeira coisa que fizemos foi ir até a Rodoviária garantir as passagens do retorno, isso pode ser feito pela internet também, mas preferimos comprar diretamente. A passagem de retorno custou R$ 19,69 (categoria convencional) e pegamos o ônibus que saia às 16:45.

Morretes é bem pequenininha mas muito charmosa, existem muitos restaurantes, mas acabamos escolhendo um que não era tão bom, próximo do Rio pareceu ter restaurantes melhores, inclusive com uma vista bem caprichada. Também é próximo do Rio que se encontra o charme da cidade, algumas construções antigas, um comercio bem variado, uma feirinha bem colorida e a Igreja da cidade.

 

 

Quando o passeio é bom o tempo passa voando, quando vimos já era a hora de ir em direção à Rodoviária para pegarmos o ônibus. Saímos as 16:45 e chegamos a Curitiba às 18:30, bem mais rápido do que de trem. E a paisagem também é caprichada nesse trajeto, pois ele volta à Curitiba pela Serra da Graciosa, que é linda; mas que dá medo às vezes pois a estrada parece muito estreita.

Chegado o último dia, mais uma maratona de parques. Dessa vez começamos pelo magnifico Jardim Botânico, nosso tempo era curto, mas fiquei louca para ter tempo de fazer um piquenique nesse lugar, pois o gramado é muito verde e propício. Quem sabe na próxima vez?!?! Mas as crianças aproveitaram para correr e rolar na grama de montão, visitamos a estufa e compramos algumas lembrancinhas na lojinha.

Depois do Jardim Botânico fomos conhecer o belíssimo Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como Museu do Olho, só conseguimos andar ao redor e contemplar a curiosa construção, mas fiquei morrendo de vontade de conferir as exposições. Após, fomos visitar o ponto mais alto de Curitiba a Torre Panorâmica, onde fica localizado um prédio de telefonia. A Torre tem 109,5 metros de altura, equivalente a 40 andares, lá de cima se consegue ter uma visão 360°  da cidade.

Nossa viagem estava chegando ao fim, mas antes de irmos para o aeroporto fomos conhecer o Bosque do Alemão, pois ficava bem próximo da casa onde estávamos hospedados. Esse foi o parque que mais me encantou, pois ele tem um lindo bosque onde a cada ponto eles contam a história de João e Maria, vale muito a pena conhecer, ainda mais se estiver acompanhado de crianças.

Essa foi a nossa maratona em Curitiba, uma Invasão curtinha mas muito Bárbara.