Como fazer o passaporte do Bebê

      Comments Off on Como fazer o passaporte do Bebê

Fazer o passaporte para o bebê parece algo bem simples, mas quando tivemos que fazer o primeiro passaporte da Bárbara foi meio desafiador.

Logo após o nascimento da Bárbara meus sogros foram morar um tempo em Portugal e como eu ainda estava de licença um dos planos era visita-los durante este período. Após superarmos o medo de viajar com um bebê tão pequeno, compramos as passagens e passamos a providenciar a documentação necessária.

Iniciei o processo no site da Polícia Federal, paguei o boleto e fomos em busca de algum lugar para tirar a foto 7×5 para o passaporte e aí começou nosso desafio…

Até os 3 anos é necessário levar a foto impressa, na ocasião a Bárbara estava com apenas 1 mês e todas as lojas que fomos que fazem fotos para documentos, não faziam de crianças tão pequenas.

Fui para internet e procurei alguma dica em relação a foto e não encontrei nada, até que em mais uma tentativa de tirar a foto em algum lugar, o fotografo me sugeriu fazer a foto em casa mesmo e levar para editar na loja.

Com as dicas do fotografo, cheguei em casa coloquei ela deitada na cama com um lençol branco por baixo e próxima de uma janela, subi em uma cadeira e tirei várias fotos dela. Escolhi as 3 melhores e levei na loja para ser editada.

Meu maior medo era que ela mudasse muito a fisionomia, até o dia da entrevista na Policia Federal, mas deu tudo certo e a atendente inclusive, perguntou como tínhamos conseguido uma foto tão boa, pois normalmente as fotos de bebê não saem perfeitas.

Nesse momento cheguei à conclusão de que tinha me preocupado muito com uma coisa que eles não davam tanta importância, mas esse ano fui renovar o passaporte dela pela terceira vez e a foto mesmo sendo feita em estúdio, mas como ela ficou tímida ficou com o olhar para baixo e nesse caso a atendente quase não aceitou a foto.

Então acho que vale a pena se preocupar com a foto sim, pois vai depender muito de quem for te atender e é sempre melhor evitar o stress.

Além de levar toda a documentação necessária que consta no site, é muito importante saber que:

– A presença da criança é obrigatória no dia do agendamento;

– Ambos pais precisam estar presentes;

– Caso um dos pais não possa comparecer é preciso levar o – Formulário Padrão de autorização para concessão de passaporte – outorgada por um genitor ao outro, lavrada em cartório (procuração pública) ou com firma reconhecida por autenticidade (procuração particular).

– No dia da retirada do documento não é necessária a presença da criança (quando o menor não for alfabetizado) e apenas um dos responsáveis pode fazer a retirada.

Fique atento também para a validade do passaporte:

0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade do passaporte

1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade

2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade

3 completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade

4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade

Se desejar mais alguma dica ou sugestão, seguimos a disposição!!