Ilhéus e Itacaré

      Comments Off on Ilhéus e Itacaré

Em março deste ano tivemos nossa primeira parte das férias e como fazia tempo que não curtíamos uma prainha, decidimos escolher como destino o Nordeste novamente, mais precisamente a Bahia que tanto nos encanta e sempre nos proporciona férias maravilhosas. Dessa vez o lugar escolhido por nós foi Ilhéus e Itacaré.

Sempre fazemos nossas férias por conta, compramos as passagens e depois a hospedagem, mas dessa vez nos deparamos com uma oferta de pacote muito boa no site do Hotel Urbano Ilhéus + Itacaré (vôos+hospedagem+translado) por R$ 1.251 por pessoa, saindo de Porto Alegre; então decidimos experimentar. Ficamos 5 dias e 4 noites em Ilhéus e 4 dias e 3 noites em Itacaré.

Eu sempre quis conhecer Ilhéus, pelo encanto que a obra de Jorge Amado – Gabriela, despertou em mim, mas quando fechamos o pacote fui em busca de informações sobre o lugar e muito se falava em decepção, então não criei nenhuma expectativa, dessa forma; assim como não me decepcionei também não me surpreendi com o lugar.

Acho que para quem gosta da obra de Jorge Amado conhecer Ilhéus é válido, o guia que nos acompanhou, nos mostrou vários lugares que são citados no livro, pudemos almoçar no Bataclã e conhecer o quarto da Maria Machadão.

Também tentamos conhecer uma fazenda de cacau, mas as mais conhecidas voltaram a produção e por isso não estão mais recebendo visitantes, por isso fomos conhecer o CEPLAC, um lugar que atua desde 1957, promovendo pesquisas que possam contribuir para que o Cacau que é sem dúvidas o maior tesouro do lugar, possa voltar a ser a maior fonte de renda do município.

Ilhéus deveria ser um lugar muito lindo, mas como teve um crescimento descontrolado não conseguiu manter a beleza do lugar. Existem muitas construções desordenadas e feias na encosta dos morros, gerando um aspecto de sujeira ao lugar. É muito triste ver que um lugar que deveria ser dos mais lindos e ricos da Bahia está aparentemente estagnado no desenvolvimento.

Como nos explicou o guia, o Cacau dava muito dinheiro aos coronéis, por causa da mão de obra barata e muitas vezes trabalho escravo, então eles nunca tiveram interesse em estimular o turismo no lugar, para não atrair pessoas desconhecidas que poderiam atrapalhar os seus negócios.

Enfim, durante nossa estádia de 5 dias em Ilhéus, curtimos dois dias e meio de praia, um dia de visita a fazenda de cacau da CEPLAC na parte da manhã e parte histórica na parte da tarde e um dia de day-use, no Resort Jardim Atlântico, programa que valeu muito a pena, pois além de podermos passar o dia desfrutando da infra-estrutura do hotel, parte do valor pago pode ser usado como consumação e nos proporcionou uma refeição deliciosa.

Nossos translados e passeios foram feitos pela empresa Trilhas Transportes, com um atendimento que me surpreendeu muito durante toda a viagem, na maior parte das vezes fomos atendidos pelo Atailson que é o proprietário da empresa, gente finíssima, super pontual, cuidadoso e nos deu muitas dicas em ambos lugares.

Chegado o dia e a hora combinada lá estava o Atailson para nos levar para Itacaré. E agora sim nossa expectativa estava alta e graças a Deus essa expectativa foi inclusive superada.
Itacaré é uma mistura de Arraial da Ajuda com Praia do Forte, porém com preços bem mais acessíveis e repleta de estrangeiros.

Chegamos na pousada eram umas 14hrs, vestimos nossas roupas de banho e sem perder muito tempo, fomos para a praia. Optamos por ir conhecer a Praia da Concha, por ser a mais próxima e também a mais própria para crianças. Pedimos um acarajé (porque ainda não tínhamos almoçado) e ficamos ali aproveitando a praia até o sol se pôr.
A noite chegou e com ela toda a possibilidade de explorar o centrinho de Itacaré, lojinhas coloridas, restaurantes e cafés charmosos.

No dia seguinte acordamos bem cedinho e aguardamos o transporte do passeio que faríamos para conhecer a Baía de Camamu, este passeio consiste numa pequena viagem de carro até o porto de Camamu (em torno de 60km), de lá você pega uma embarcação que lhe leva para conhecer as principais ilhas com parada para exploração, banho e almoço.

A primeira parada do barco, ocorre na Ilha da Pedra Furada, que tem esse nome justamente por possuir uma linda pedra furada, cenário propicio para muitas fotos. Após rápida exploração seguimos o passeio em direção à Barra Grande.
Essa sem dúvida para nós foi a maior descoberta das férias, uma praia paradisíaca, com uma água deliciosa para banho, internamente existe uma vila linda, com estabelecimento muito charmosos, ficamos deslumbrados e já cogitamos nos hospedar ali numa próxima ida à Bahia.

 

Após rápida visita à Barra Grande, agora era a hora de saciar a fome na Ilha do Sapinho e que deliciosa comida tipicamente baiana tivemos a oportunidade de experimentar, em seguida começamos o nosso retorno, mas antes tivemos a oportunidade de tomar um último banho na Ilha do Goió, onde a água do Rio Goió se mistura ao oceano, proporcionando um banho delicioso em águas cristalinas e calmas, fechando com chave de ouro esse maravilhoso passeio.

No nosso terceiro dia em Itacaré, exploramos as outras praias que ficam próximas ao centro, fomos até a mais longe e começamos o dia na Praia da Ribeira, uma praia linda cercada pela Mata Atlântica e com um atrativo a mais que é o pequeno riacho do Rio Ribeira que é ótimo para as crianças.

Próximo do meio dia começamos a retornar e paramos num restaurante na Praia da Tiririca e almoçamos um PF de peixe com feijão e arroz que embora simples estava muito gostoso, após o almoço aproveitamos a sombra que batia na beira da praia e demos uma esticada no corpo. Essa praia é muito linda também, mas bem movimentada, pois além de ser um pico de surf também tem uma pista de skate, ou seja, é a praia dos radicais.

Depois da nossa descansada e de mais alguns banhos, resolvemos seguir viagem e a última parada foi na Praia do Resende, uma paradisíaca praia Baiana, cheia de coqueiros e um lindo gramado, perfeito para prática da Yoga, como faziam algumas pessoas que ali estavam. Nos sentamos na grama e degustamos um delicioso açaí enquanto apreciávamos nossos últimos momentos naquele lugar lindo.

Essas foram apenas algumas das muitas praias que Itacaré oferece, tem muita opção para quem gosta de fazer trilha, não encaramos nenhuma dessa vez por causa da Bárbara, deixamos para uma próxima visita, pois é um lugar merecedor de muitas outras visitas.

Sempre ouvi falar que Itacaré era um lugar para quem gosta de esportes radicais e etc. e isso me deixava em dúvida de ir ou não com criança, mas não vejo nenhuma objeção de ir a Itacaré com crianças, talvez você ficará um pouco limitado pelo acesso a algumas praias, mas tenho certeza de que será especial. Minha única recomendação é de que você fique pelo menos uns seis dias em Itacaré para poder curtir tudo com muita tranquilidade, porque é um lugar lindo demais.

E você? Tem vontade de conhecer, mas não tem coragem? Fale conosco que a gente te encoraja.